Dança do ventre é aliada no tratamento do câncer de mama

Dança do Ventre - Câncer

Aulas são oferecidas para pacientes do Hospital das Clínicas de Botucatu. Dança, por ser muito feminina, ajuda na recuperação da autoestima.

A dança do ventre é a mais nova aliada do tratamento do câncer de mama realizado na Unesp de Botucatu (SP). Por ser essencialmente feminino, esse estilo trabalha com o corpo da mulher como um todo e o foco da doença acaba ficando em segundo plano.

De acordo com os especialistas, esse “desvio” de olhar tem aumentado a autoestima das pacientes e refletido diretamente na imunidade delas. Maria Aparecida de Jesus fazem parte da primeira turma de dança. Ela tem só 27 anos e teve que enfrentar a doença com quimioterapia, mesmo assim, perdeu a mama direita. Com ela foi embora também a autoestima. “Quando eu sai da cirurgia eu só olhava para minha mama, queria saber dela e só chorava o dia todo. Só pensava na reconstrução da mama”, conta a aluna.

E literalmente ela não conseguia se enxergar. Depressiva, Maria chegou a tirar todos os espelhos de casa, mas na sala de aula não teve jeito. Precisou se olhar novamente.

“Quando eu cheguei na aula vi um baita de um espelho e pensei ‘Meu Deus’ e pensei ‘vou ter que me encarar de frente’ e foi muito difícil”, completa.

Maria Emília Pereira também teve o câncer, mas não teve que tirar toda a mama. Apenas a parte afetada pela doença foi retirada. Mesmo assim, a depressão é inevitável. Na dança do ventre ela encontrou uma forma de se achar bonita outra vez.

“Eu vim de curiosa e pensei que num ia dar certo e logo no primeiro dia, a professora já me colocou para dançar e foi contagiante. É uma dança lenta no início e com passar do tempo vai aumentando o ritmo, eu fui percebendo que conseguia fazer, acho que isso que estimulou.”

danca_do_ventre2

O projeto faz parte de uma pesquisa desenvolvida por profissionais da Unesp, em parceria com a Famesp, fundação médica que apoia os serviços de saúde. A educadora física Sônia Regina Augusto teve contato com um projeto parecido na capital e foi aí que resolveu trazer as aulas para as pacientes do Hospital das Clínicas de Botucatu. Um dos objetivos é fazer a mulher lembrar, que além da mama, tem o resto do corpo.

“A dança do ventre é uma dança feminina e por ser uma dança que trabalha a divisão do corpo, as mulheres precisam se tocar, conhecer cada uma das partes do corpo, dessa forma a atenção delas se volta para outras partes e não fica só focada na mama”, explica.

Dança do Ventre - Câncer

Antes de começar as aulas, as alunas precisam passar por uma avaliação. Algumas delas apresentam limitação no movimento dos braços, por causa da cirurgia. É aí que entra outra terapia complementar, que é a fisioterapia. “Quando é feita a mastectomia total, são afetados alguns músculos peitorais e elas ficam com a limitação de movimentos e sentem dor. Com a fisioterapia, que deve ser iniciada após a cirurgia, é possível recuperar os movimentos e a qualidade de vida diária das pacientes”, destaca a fisioterapeuta Samira Luvizutto Rosalem.

Para o médico responsável pelo setor que trata o câncer de mama no Hospital das Clínicas, a terapia da dança não ajuda só na autoestima, mas, o tratamento da paciente também melhora. “O tratamento não pode levar só em conta o câncer, tem que ser avaliada a parte psicológica, que estando bem ajuda no aumento da imunidade e em uma melhor maneira de se combater esse câncer que ela está enfrentando”, ressalta o mastologista José Ricardo Gonçalves.

Maria Aparecida confirma esse bem-estar. “Quando eu chego em casa triste, com vontade de chorar, eu coloco o CD da aula e é como se passasse a dor, tudo fica melhor, sai aquele estresse, a raiva, eu começo a danças e esqueço tudo”, finaliza.

Fonte: http://m.g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/05/danca-do-ventre-e-aliada-no-tratamento-do-cancer-de-mama.html

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s